Objeto de grande especulação, o concurso da Polícia Militar do Tocantins teve AVISO DE EDITAL PARA LICITAÇÃO de escolha da banca aplicadora das provas publicado em 07/07/17 no Diário Oficial do Estado do Tocantins.
Segundo o edital de licitação nº 005/2017 (ACESSE O EDITAL CLICANDO AQUI) na modalidade concorrência, as proposta das empresas interessadas tinham a data de hoje (28.08.17) para serem entregues. Na verdade, na data de hoje havia apenas a previsão de entrega dos três envelopes contendo toda a documentação de habilitação, as propostas técnicas e as propostas de preço, sendo estas as fases da licitação.
Na data de hoje estava prevista, portantos, apenas a abertura dos envelopes contendo os documentos de habilitação das empresas interessadas em aplicar as provas do certamente para Oficial e Soldado, sendo que os demais envelopes seriam lacrados e somente serião abertos em data a ser anunciada pela comissão de licitação.
Todavia, segundo informações do presidente da comissão do concurso público de ingresso na PM-TO, algumas empresas recorreram contra o edital de licitação e terão um prazo de resposta de 10 dias.
Portanto, é necessário aguardar o julgamento deste recursos para a retomada das estapas da licitação (habilitação, proposta técnica e proposta de preço), para, enfim, ser conhecida a banca que aplicará o certame público da Polícia Militar do Tocantins.
Ademais, segundo o edital de concorrência nº. 005/2007 a banca escolhida será responsável pela aplicação da 1ª, 2ª e 3ª etapas do concurso, que seriam: inscrição, elaboração e aplicação da etapa intelectual com quantidade estimada de 5.000 (cinco mil) inscritos para o Curso de Formação de Oficiais e de 35.000 (trinta e cinco mil) inscritos para o Curso de Formação de Soldados; Avaliação de Capacidade Física e Avaliação Psicológica, respectivamente.
Das vagas
Das vagas oferecidas 1000 serão para soldados, sendo 900 para homens e 100 para mulheres. Outras 40 serão para oficiais, sendo 36 para homens e 4 para mulheres.
Prova Objetiva – Disciplinas/Matérias
A primeira etapa será constituída de prova objetiva de múltipla escolha contendo 60 questões com 05 alternativas cada. Para a graduação de Cadete I, serão exigidas as seguintes disciplinas: Português (15 questões, peso 01), Matemática (05 questões, peso 01), Atualidades e conhecimentos regionais (10 questões, peso 01), Noções de Direito (15 questões, peso 02) – As Noções de Direito incluem: Direito Constitucional, Direito Administrativo, Direito Penal, Direitos Humanos e Direito Penal Militar -, Noções de Informática (05 questões, peso 01), Normas Pertinentes à PM-TO (10 questões, peso 01), Redação (25 pontos). Para a graduação de Soldado, serão exigidas as seguintes disciplinas: Língua Portugues (20 questões, peso 02), Raciocínio Lógico (05 questões, peso 01), Atualidades e Conhecimentos Regionais (10 questões, peso 01), Noçoes de Direito (10 questões, peso 01) – As Noções de Direito incluem: Direito Constitucional, Direito Administrativo, Direito Penal, Direitos Humanos e Direito Penal Militar -, Noçoes de Informática (05 questões, peso 01), Normas Pertinentes à PM-TO (10 questões, peso 01) e Redação (20 pontos).
Locais de Prova
A primeira etapa do certame será realizada nas cidades de Palmas, Araguaína, Gurupi, Arraias e Araguatins, enquanto que a segunda e terceira serão realizadas somente em Palmas.
Teste de Capacidade Física
A Avaliação de Capacidade Física, com a participação dos candidatos aprovados e classificados nas provas intelectuais, na proporção de 3 (três) candidatos por número de vagas, por sexo e cargo, compreendeerá: flexão de braço no solo em 04 (quatro) apoios para os candidatos do sexo masculino, e em 06 (seis) apoios para as candidatas do sexo feminino, flexão abdominal com duração de 60 segundos, corrida de 12 (doze) minutos, teste em barra fixa, natação estilo 50 metros livre e teste de flexibilidade.