A FASPRA-TO – Federação das Associações de Praças Militares do Estado do Tocantins, por meio de seu Presidente, Sargento João Victor, fez o protocolo na última terça-feira (04/10/16), de Ofício endereçado ao Governador Marcelo Miranda. Isto porque o Concurso de ingresso de 1.000 Soldados e 40 Cadetes (Alunos-Oficiais) na Polícia Militar do Tocantins, foi anunciado pelo Governo do Tocantins ainda para agosto do corrente ano, no entanto, já estamos no mês de outubro e o edital ainda não foi lançado, mesmo tendo o Governador dito em solenidade de comemoração do dia do Soldado que estavam faltando apenas alguns ajustes, explica o Sargento em vídeo que circula pelas redes sociais. Veja o vídeo CLICANDO AQUI.
Em nota publicada no site da APRA-TO, a instituição revela que o efetivo da Polícia Militar do Tocantins hoje “é de aproximadamente 3.325 homens, sendo que aposentam em média 3 a 6 policiais por mês, fator este que tende a agravar ainda mais a escassez de policiais para atender a demanda por segurança no Estado.” Pela lei vigente (LEI Nº 2.944, DE 16 DE ABRIL DE 2015), o efetivo da Polícia Militar é de 9.000 mil policiais militares, logo, há um défict de mais de 60%.
O Presidente da FASPRA revela ainda que, além do Ofício, estará procurando apoio de instituições como a OAB com o propósito de sensibilizar o Governo da necessidade de realização imediata do certame de ingresso de novos Soldados e Oficiais na Polícia Militar do Tocantins.