Tudo iniciou como um sonho distante e aparentemente, maior que nossas forças – lembra o Professor e Capitão da Polícia Militar do Tocantins, Sérgio Nunnes, um dos autores do livro “Estatuto dos policiais e bombeiros militares do Tocantins”. Para mim, especialmente, diz ele, que à época do lançamento da primeira edição (2013) estava na condição de Subtenente da Corporação, o desafio era duplo, afinal, não faz parte da tradição institucional, que as Praças tenham espaço em atividades intelectuais. Por outro lado, na condição de docente, também era a primeira obra que lançava.
Assim começamos a entrevista com o Coronel Márcio Antônio Barbosa, que atualmente é o Subcomandante-Geral da PMTO e o Professor Sérgio Nunnes que neste mês de novembro, lançam a 2ª edição do livro que teve a 1ª edição publicada, ainda no ano de 2013.
Entre a 1ª e a 2ª edição, transcorreram mais de 7 anos. Por que não publicaram a 2ª edição antes? (Legislação Militar)
Autores – lançar a 1ª edição em 2013 foi um grande desafio, seja por ser a Lei 2.578/12, ainda muito recente quando lançamos o livro, seja por não termos espaço no universo editorial. Daí nossa opção foi custear tudo com recursos próprios, disse o Professor Sérgio. Diante desse quadro, precisávamos de tempo para saber como o público reagiria à proposta. Inicialmente, não sabíamos ao certo qual seria a parcela maior de nosso público leitor. Hoje, indiscutivelmente, a maioria esmagadora, é composta por candidatos à carreira que veem na obra, uma importante ferramenta para sua aprovação nos concursos da Polícia Militar e Corpo de Bombeiro Militar do Tocantins, completou o autor.
Então agora, já que o público leitor foi definido (candidatos às carreiras militares), vocês deixaram de abordar aqueles aspectos mais voltados ao dia a dia do profissional militar? (Legislação Militar)
Autores – de forma alguma. A diferença é que agora, mudamos completamente o layout do livro, introduzindo marcações das partes mais importantes do texto, com cores diferentes. Acrescentamos 100 questões. Muitas delas inéditas. Aumentamos o tamanho da letra para facilitar a leitura e torna-la menos cansativa. De forma que, o leitor possa extrair o máximo de proveito da leitura durante sua preparação para o concurso, mas, que possa continuar usando o livro para consulta e aprimoramento técnico durante a carreira. Por isso, abordamos sim os aspectos do dia a dia policial e bombeiro militar, mas, de forma mais didática, frisou o Professor Sérgio.
Como foi a experiência de lançar a 1ª edição em 2013 de um livro sobre a principal lei da carreira militar do Tocantins? Quais os principais desafios? E esses desafios se mantiveram no lançamento da 2ª edição? (Legislação Militar)
Autores – A experiência do lançamento da 1º edição foi ímpar, afirmou o Coronel Márcio Antônio Barbosa. O Capitão Sérgio Nunnes me fez o convite e de pronto aceitei o desafio. Definimos que os artigos relacionados a questões jurídicas seriam comentados por ele e os que tivessem relação com à legislação castrense (militar) seriam comentados por mim. Passamos então a trocar informações e cada artigo comentado trazia uma satisfação enorme, a gente via o projeto sendo construído como se estivéssemos colocando tijolo por tijolo em uma casa, concluiu o Coronel Barbosa.
Como vocês se sentem quando confundem o livro com uma apostila? (Legislação Militar)
Autores – Como o conteúdo do livro é cobrado em concursos públicos da Instituição, é natural que muitos candidatos o utilizem como fonte de estudo. Na verdade, eu enquanto autor deste projeto em parceria com o Capitão Sérgio Nunnes me sinto lisonjeado em saber que nossa obra contribui com o aprendizado de milhares de pessoas que sonham em ingressar na carreira militar, destacou o Coronel Barbosa.
De certa forma, até que entendo o fato de acharem se tratar de uma apostila, já que fizemos questão do valor final do livro ser bastante acessível. Além disso, infelizmente, no passado, quem estudava para concursos públicos no Tocantins, deparavam-se com materiais de qualidade duvidosa, mas, que eram ofertados como bons livros, sendo, na verdade, apostilas elaboradas sem critério. Todavia, no nosso caso, foram mais de 12 meses para a elaboração da primeira edição e mais de 7 anos, para a definição da 2ª edição, arrematou o Professor Sérgio.
Se vocês estivessem entrando na Polícia Militar ou no Corpo de Bombeiro Militar hoje, por qual razão considerariam a leitura do seu livro, indispensável?
Autores – Primeiro porque seria indispensável conhecer a legislação para concorrer ao certame. E segundo porque o livro foi feito com muito critério, está muito bem formatado e proporciona um entendimento muito fácil da legislação castrense, enfatizou o Coronel Barbosa que, além de Subcomandante da PMTO, é o atual presidente da banca de concurso de ingresso na Corporação.
Qual mensagem gostariam de deixar para o público? (Legislação Militar)
Autores – que essa seja uma ferramenta efetiva na trajetória de vocês. Nós ficamos à disposição de todos para as sugestões de melhorias da obra. Além disso, ficamos muito honrados por vocês fazerem de nosso livro, o mais lido de todos quando o assunto é carreira militar no Tocantins.
Adquira o seu, clicando aqui.