Segundo informações divulgadas nesta quinta (15) pela Assessoria de Comunicação da Polícia Militar do Tocantins, o número de inscritos nos cargos de Cadete e Soldado para o concurso em aberto da Corporação, foi de 86.523 candidatos.

Dos inscritos, 7.553 são homens que concorrerão ao cargo de Cadete e 2.920 são mulheres que concorreão ao mesmo cargo. Já outros 55.867 são homens que concorrerão ao cargo de Soldado e o restante, 20.183, são mulheres que concorrerão ao cargo de Soldado.

Segundo essas informações, o cargo de Cadete teve uma concorrência de 209.8 para o sexo masculino e 730 para o sexo feminino. Já para o cargo de Soldado a concorrência ficou em 62,07 para o sexo masculino e 201.83 para o sexo feminino.

As provas objetivas estão previstas para 11/03 nas cidades de Palmas, Araguatins, Araguaína, Gurupi e Arraias.

O que estudar nesta reta final

Segundo o Prof. Sérgio Nunnes, Especialista em Direito Administrativo Militar, nesta reta final, o candidato deve “priorizar a resolução de questões, pois, estudos de neurocíência apontam um desempenho maior daqueles que empregam métodos de estudos que priorizam o fazer, ao invés de ler, ouvir o mesmo apenas ver”.

Para o Professor, que também é 1º Tenente da Polícia Militar do Tocantins, este número expressivo de inscritos é efeito de alguns fatores, estando entre eles a crise econômica enfretada pelo país que é responsável por mais de 14 milhões de desempregados atualmente e pelas excelentes condições oferecidas pela carreira militar no Tocantins.

O especialista sugere aos candidatos que procurem nesta reta final, focarem seus estudos na aplicação das informações adquiridas até então. Todavia, alerta para a necessidade do candidato, além do conteúdo absolvido, preocupar-se com a metodologia empregada na resolução das questões, pois, segundo ele, isso representa certa de 50% do sucesso em provas objetivas.